Gestão de Projetos

PMIPara garantir que os nossos projetos sejam executados com eficiência e eficácia, adotamos como referencial teórico-prático a metodologia de Gestão de Projetos utilizada pelo PMI – Project Management Institute.

O Project Management Institute – PMI, sediado em Pennsylvania, Estados Unidos, é a uma organização sem fins lucrativos, de profissionais da área de gerenciamento de projetos, que visa promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizações da área.

A aplicação dos princípios de Gerenciamento de Projetos nos projetos junto aos clientes permite que possamos:

  • Estabelecer medidas do sucesso.
  • Manter o foco no cliente.
  • Quantificar o valor agregado correspondente aos custos.
  • Aperfeiçoar o uso dos recursos da organização.
  • Incorporar princípios de qualidade.
  • Colocar planos estratégicos em marcha.
  • Assegurar a atualização da empresa às demandas do mercado.

Áreas de Gerenciamento

Segundo o PMBOK® Guide (Project Management Book of Knowledge – Universo de Conhecimento em Gerência de Projetos), existem 9 áreas de gerenciamento que devem ser administradas para que se alcance o melhor resultado nos projetos:

  1. Integração
    • Interação e coordenação de todos os elementos do projeto.
  2. Escopo
    • Análise do produto e/ou serviço e dos trabalhos a serem realizados.
  3. Tempo
    • Áreas de GerenciamentoGarantir que o projeto será realizado dentro do prazo.
  4. Custo
    • Garantir que os custos fiquem dentro do orçamento.
  5. Qualidade
    • Garantir a qualidade do produto de acordo com as necessidades do cliente.
  6. Recursos Humanos
    • Montagem e administração da equipe de projeto.
  7. Comunicações
    • Informações corretas a serem disponíveis no tempo certo e para a pessoa certa da equipe.
  8. Riscos
    • Avaliar, identificar, analisar e responder os riscos do projeto.
  9. Aquisições
    • Obtenção de todos os bens e serviços necessários à execução do projeto.

Áreas de Conhecimento

As áreas de conhecimento são formadas por um conjunto de processos interligados, e estes são uma série de ações que geram um resultado e podem ser divididos em processos de:

  1. Iniciação
    • Reconhecer que um projeto ou fase deve começar e se comprometer em executá-lo.
  2. Planejamento
    • Planejar e manter um esquema de trabalho viável para se atingir aqueles objetivos de negócios que determinaram a existência do projeto.
  3. Execução
    • Coordenar pessoas e outros recursos para realizar o plano.
  4. Controle
    • Assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e da avaliação do seu progresso, tomando ações corretivas quando necessárias.
  5. Encerramento
    • Formalizar a aceitação do projeto ou fase e encerrá-lo (a) de uma forma organizada.