Em nossa constante pesquisa e estudo sobre as melhores metodologias para aplicar em nossos projetos de gestão e melhoria de processo, identificamos e selecionamos como referencial teórico-prático a metodologia Rummler-Brache.
Sua abordagem fundamenta-se em identificar e redefinir os processos interfuncionais críticos que têm impacto sobre o desempenho da organização (BRACHE et RUMMLER, 1995).
A metodologia Rummler-Brache foi criada no início da década de 90 pelos consultores Alan P. Brache e Geary A. Rummler com objetivo de melhorar radicalmente o desempenho da organização.
Esta metodologia é um poderoso motor de melhor desempenho, pois é:
- Focada – Impulsionado por uma ou mais questões críticas de negócios.
- Integrada – Links da organização, processos e níveis de emprego de desempenho.
- Estratégica – Alinha pessoas, medidas de desempenho, e processos para o mais alto nível de estratégia de negócios.
- Compreensiva – Abrange todas as dimensões do real mudança – análise, projeto e implementação.
- Prática – Emprega facilmente aprendidas ferramentas para a mudança.
PS: a Convergir não é representante ou coligada a empresa Rummler-Brache Group.
Fases do Projeto de Gestão e Melhoria de Processos
- Fase de Posicionamento do Projeto:
- O objetivo desta fase é alcançar o comprometimento da gerência e sua aprovação para a implantação do processo de redesenho.
- Fase de Definição do Projeto:
- O objetivo desta fase é identificar os processos a serem redesenhados e conseguir a aprovação para prosseguir com o trabalho.
- Documentação e Análise do Processo “COMO ELE É”:
- É fundamental entender o que está acontecendo nos processos atuais, quem está envolvido e como o processo está operando. Isto facilita o trabalho de reprojetar o processo para o futuro.
- Projeto do Processo “COMO DEVERIA SER”:
- O objetivo desta fase é reprojetar processos existentes. Esta fase somente poderá ser iniciada após a fase anterior ser finalizada, obtendo-se:
- Um mapa de processos interfuncional “Como deveria ser”.
- Um sistema de medições para manter o processo recémdesenvolvido sob controle.
- Definições de papéis e responsabilidades referentes ao novo processo.
- Especificações do processo.
- Uma lista de modificações necessárias para implementar o processo.
- Uma apresentação gráfica para a gerência.
- Planejamento e Implementação do Processo “COMO DEVERIA SER”:
- O objetivo desta fase é, depois de aprovadas as recomendações de “como deveria ser”, é implementar as sugestões e melhorias, obtendo-se um plano de implementação desenvolvido e a autorização para prosseguir recebida.
- Processo de Implantação:
- Para que se torne possível a implementação é necessário dispor de equipes com as seguintes características:
Equipe executiva: são os gestores que contrataram e serão alvo do processo de mapeamento e posterior aplicação da norma.
- Patrocinador do processo: responsável pela aplicação da metodologia e supervisão das atividades.
- Equipe de Processo: constituída de todas as funções que executam atividades ou sofram a influência do processo. Seu papel é analisar o processo existente e conceber um processo aperfeiçoado.
- Equipe de Coordenação: constituído por um grupo tomador de decisão, oriundo das funções com maior probabilidade de sofrerem modificações. Seu papel é supervisionar a análise, projeto e implementação do processo redefinido, em suas respectivas funções.
- Facilitadores: pessoa ou grupo de pessoas que realizam o trabalho de facilitação, em tempo integral ou parcial, junto às equipes de processos, equipes de planejamento da implementação etc.