Assim como é necessário ter o objetivo de negócio definido, é preciso segmentar o público também, saber qual é a sua audiência. Nesse sentido, o Facebook é um grande aliado, por facilitar bastante o processo de identificação dessas pessoas para as quais é ideal apresentar a sua marca e produto ou serviço, criando mensagens personalizadas.
Paula Matta, Líder de vendas para pequenos e médios negócios do Facebook Brasil, diz que algumas das características de negócio que podem ajudar a definir o seu público-alvo é faixa etária, gênero, disponibilidade de entrega (a sua marca faz entregas para fora da cidade ou só localmente?).
“A grande magia do Facebook é que, ao mesmo tempo em que somos uma plataforma de massa, conseguimos segmentar a fundo, atingindo as pessoas com interesses e hábitos mais específicos possíveis”
Paula Matta
Dessa maneira, é interessante capitalizar o esforço realizado nas campanhas, gerando uma base de dados que permita criar públicos-alvo e clientes em potencial semelhantes, ou seja, pessoas que podem ser alcançadas novamente (retargeting).
Os Públicos Básicos podem ser tão amplos ou precisos quanto se desejar:
Alcance pessoas nas cidades, comunidades e países onde você deseja fazer negócios.
Escolha um público com base na faixa etária, gênero, educação, status de relacionamento, cargo, entre outros. O Facebook não permite alcançar clientes com base em informações de identificação pessoal.
Escolha os interesses e os hobbies das pessoas que deseja alcançar, de alimentos orgânicos a filmes de ação.
Selecione as pessoas com base no comportamento de consumo anterior, no uso de dispositivos e em outras atividades.
Alcance as pessoas conectadas a sua Página ou evento do Facebook, ou exclua-as para encontrar novos públicos.
Os Públicos Personalizados do Facebook são criados por meio dos dados de clientes que você possui, facilitando a reconexão com as pessoas que já demonstraram interesse por sua empresa. Fomente relacionamentos e gere vendas alcançando suas conexões existentes dentro e fora do Facebook.
Use os dados de seu sistema de CRM ou das listas de contatos de clientes, como telefones e emails, para se conectar com clientes e contatos no Facebook. O Facebook encontra as contas que correspondem aos dados, mas não compartilha quem era correspondente.
Instale o Pixel do Facebook no site para criar um público composto de pessoas que já o visitaram. Você pode até usar os dados de tráfego do site para mostrar anúncios dos produtos pelos quais as pessoas mostraram interesse no site.
Fonte: Facebook Para Empresas