Gestão por Competências

Gestão por CompetênciasO conceito de Competências têm sido objeto de um debate bastante intenso nos últimos anos, tanto nos meios acadêmicos, quanto nos meios organizacionais.

Você pode estar buscando uma forma de selecionar pessoas para cargos operacionais ou gerenciais, desenvolver sua liderança, ampliar suas filiais, abrir novos negócios, gerar produtividade e reduzir custos, incentivar e motivar sua equipe, formar um time que realmente trabalhe em equipe, alinhar sua área de RH com a estratégia da organização, gerar mais vendas, reter a equipe e diminuir o turn-over e tudo mais no que se refere a gestão de pessoas. Tudo isso envolve competências!

Uma vez que tenhamos mapeado e/ou redesenhado os processos de uma organização, faz-se necessário que as pessoas que ali atuam passem a proceder de acordo com o novo modelo (ou modelo ajustado), e é nesse momento que a Gestão por Competências mostra a sua importância.

O que fazemos é ajudá-lo a identificar, organizar e gerenciar as competências organizacionais, individuais e gerenciais, de forma que o resultado final seja o melhor possível para o seu negócio.Mapeamento e Definição das Competências Individuais, Gerenciais e Organizacionais.

Mapeamento e Definição das Competências Individuais, Gerenciais e Organizacionais.

  • Através dos processos de trabalho e da estratégia da organização, podemos identificar que competências são necessárias a cada função, de acordo com os níveis de complexidade de cada uma.

Avaliação por Competências.

  • Uma vez estabelecidas as competências e seus níveis, pode-se elaborar e aplicar uma avaliação 360° com a participação de todos envolvidos no processo de uma determinada função ou cargo.
  • O resultado da avaliação pode nos apresentar as lacunas a serem trabalhadas e que irão gerar os maiores resultados no curto prazo.

A seguir um exemplo de uma visualização simples de uma equipe de coordenadores e de gestores versus o nível ideal que um gestor deve ter nesta organização. Veja como fica fácil identificar que a competência “6 – Liderança de Pessoas” é a que apresenta a maior lacuna para ambas equipes, logo esta competência é prioritária no desenvolvimento destas pessoas.

Avaliação dos Gaps de Competências

Seleção por Competências.

  • A avaliação por competências também pode ser utilizada para a seleção de pessoas para ocupar novas posições nas organizações. Neste caso, além do potencial das competências, fazemos também uma análise de personalidade e de características pessoais e profissionais, através de entrevistas e baterias de testes psicométricos. Um jogo de negócios (business game) adaptado à função ou cargo dos candidatos também é aplicado, visando validar todo o processo.
  • Na nossa área de Clientes e Projetos você poderá conhecer alguns projetos realizados com este objetivo.

Sistemas e Instrumentos de Avaliação e Gestão.Sistemas e Instrumentos de Avaliação e Gestão.

  • A questão tecnológica pode ajudar bastante neste momento, mas em nosso modelo de trabalho não nos prendemos em um ou outro sistema, pois cada cliente é diferente, têm necessidades e tamanhos diferentes. Podemos usar um modelo simples através de planilhas eletrônicas como MS Excel, apoiar a área de T.I na elaboração de uma ferramenta própria ou usar a ferramenta existente no cliente.
  • A decisão da melhor estratégia neste caso é tomada a quatro mãos, e este é um dos nossos diferenciais.

Implantação da Metodologia.

  • Muitas vezes a área de RH das organizações ainda não possui um modelo estruturado do processo de gestão por competências e nós podemos ajudar na elaboração e implementação deste processo.

Planejamento de Programas de Desenvolvimento Individual (PDI) e Programas de Desenvolvimento Gerencial (PDG).

  • Desenho e implantação de programas educacionais a partir das estratégias do negócio, feitos sob medida do ponto de vista da cultura, estrutura, tecnologia e processos de trabalho.
  • Desenvolvimento e Instrutoria de cursos presenciais e à distância.
  • Coaching estruturado e individualizado.
  • Jogos de Negócios (Business Games).
  • Cursos e Workshops.