Projeto: Evoluir – Excelência na Gestão – Processos e Competências
Cliente: Petrobras – UO-BC/ATP-NE/ISUP
Objetivos do Projeto:
- Aperfeiçoar os processos e padrões existentes, identificando os fatores críticos de sucesso envolvidos no relacionamento das coordenações com suas equipes e clientes.
- Elevar a competência de liderança dos gestores.
Desafio: Integrar as 08 áreas internas da Gerência de Instalações de Superfície (ISUP) do Ativo Nordeste (ATP-NE) da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC), superando as distâncias entre a equipe offshore e onshore.
Metodologia Aplicada:
- Mapeamento e revisão dos processos de gestão.
- Mapeamento e avaliação das competências organizacionais individuais Petrobras e específicas do ISUP.
- Programa de coaching individualizado.
- Elaboração dos programas de desenvolvimento individuais (PDI) dos gestores.
Resultados:
- Existiam 47 fluxos de processos não integrados das áreas, que ao término do projeto, tornaram-se 06 fluxos de processos integrados para as 08 coordenações de área.
- O resultado das avaliações de competências estabeleceu novos parâmetros para o desenvolvimento dos líderes e suas equipes.
Produtos do Projeto: Fluxogramas de processos de trabalho; Perfil de competências dos gestores envolvidos; Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) dos gestores.
Participantes: 12 gestores (08 áreas) e 105 membros das equipes.


