Projeto: Seleção por Competências Operadores de Lastro
Cliente: Petrobras – UO-BC/RH/DRH
Objetivos do Projeto: Avaliação de Competências Comportamentais dos empregados candidatos a atuarem na atividade de Operação de Lastro. As competências avaliadas foram:
- Auto-Controle
- Tolerância ao Estresse
- Atenção concentrada
- Trabalho sob pressão
- Disciplina
- Curiosidade
- Iniciativa
- Pró-Atividade
- Capacidade de decisão
- Organização
- Planejamento
- Comunicação
- Negociação
- Liderança
Desafio: Implementar um sistema de avaliação que pudesse harmonizar diferentes perfis de profissionais, gerando resultados efetivos.
Metodologia Aplicada:
- Fase 1 – Avaliação Psicométricos
- Personalidade: IFP (Inventário fatorial de Personalidade) – É um Inventário Fatorial da Personalidade, objetivo, de natureza verbal e baseado na teoria das necessidades básicas formulada por Henry Murray.
- Palográfico – Baseado na realização de traçados pelo sujeito, o teste fornece dados de ritmo e qualidade de trabalho, fadigabilidade, inibição, elação, depressão, temperamento, constituição tipológica etc.
- AC (Atenção Concentrada) – Destinado a medir a rapidez de reação e exatidão na execução de uma tarefa simples, de natureza perceptiva, sem recorrer às funções intelectuais. Utilizado na avaliação da aptidão profissões que exijam concentração e atenção visual, permitindo avaliações qualitativas e quantitativas.
- Fase 2 – Avaliação de Competências
- Jogos de negócio (business game) – Jogo com Foco nas Competências com simulações de situações da realidade do negócio. O objetivo principal é observar a presença ou ausência das competências e predisposições de perfil psicológico, específicas da função de Operador de Lastro, no comportamento dos participantes.
- Fase 3 – Avaliação de Personalidade
- Entrevista individual: Utilizamos a metodologia de entrevista para a coleta de dados de histórico, motivadores e valores, que validem os dados levantados nos testes e na dinâmica.
- Fase 4 – Entrevista Devolutiva
- Entrevista individual com o objetivo de passar ao participante um resumo das avaliações com os pontos fortes e à melhorar.
Resultados:
- Alocação imediata dos participantes com potencial para assumir funções de operação de lastro.
- Desenvolvimento dos planos de ação para a fase de desenvolvimento feita pelo RH.
- Desenvolvimento dos planos de ação individual, elaborado pelos gerentes imediatos e RH.
- Avaliado como EXCELENTE pelos participantes e como BOM pela Petrobras.
Produtos do Projeto:
- Um relatório consolidado, com as informações relevantes ao avaliado, como seu perfil de personalidade, pontos fortes e a melhorar e recomendações de desenvolvimento pessoal e profissional.
- Um relatório completo, contendo todas as avaliações e recomendações acerca do desenvolvimento do avaliado, entregue para os responsáveis do DRH e Gerente do avaliado.


